terça-feira, 25 de agosto de 2015

GOLPE VIA CELULAR

                      E OS GOLPE CONTINUAM TODOS OS DIAS !

           MUITO CUIDADO COM OS NUMEROS QUE COMEÇA  COM 06565

Um alerta sobre ligações telefônicas que começam com os números 06565 está mobilizando internautas no Facebook. Uma página na rede social reúne relatos de quem já recebeu as chamadas. De contatos satânicos a má-fé de uma operadora de telefonia, várias hipóteses já foram levantadas pelas vítimas. Comenta-se, ainda, que quem atender ligações com esses prefixos terá o seu número clonado e os dados pessoais roubados, além de precisar fazer um pacto satânico. 
A teoria mais plausível é dada pelo professor Jorge Fernandes, do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB). “Pode ser mais um golpe. A pessoa contrata um serviço de discagem com minutagem e estipula um preço pelo minuto. É o mesmo funcionamento dos tele-sexos de antigamente”, explica. Faz sentido. Algumas pessoas que retornaram as ligações de seus celulares garantem que os créditos foram rapidamente consumidos.
A dinâmica do golpe, segundo Fernandes, é a seguinte: após contratar o serviço de discagem, a pessoa liga para diversos números e desliga rapidamente. Os donos de alguns desses números, movidos pela curiosidade, telefonam de volta e acabam pagando pela ligação. Dessa forma, quem contratou o serviço de discagem ganha dinheiro.
O técnico de informática Cleber Martins, 31, recebeu uma dessas chamadas no último domingo à noite. “Quando eu ia atender, caiu”, conta ele. Desconfiado de que pudesse se tratar de algum tipo de golpe, ele não retornou a ligação de seu celular, mas usou um sistema de VoIP – tecnologia que permite fazer ligações diretamente da internet para telefones. Segundo ele, uma mensagem eletrônica gravada em inglês pede para deixar recado. “Parece ser telefone móvel”, diz.
Para evitar se envolver nesse tipo de situação, o professor orienta a não retornar ligações de números que pareçam suspeitos. “Caso a pessoa esteja em uma situação de urgência e precise retornar a ligação, sugiro que ela verifique na internet o número de onde foi realizada a chamada. Há sites em que os usuários relatam golpes relacionados a determinados números”, diz.
De acordo com a Agência Nacional de Telefonia, golpes e fraudes são de competência da Polícia Federal, e devem ser denunciados. O Ministério da Justiça declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já há denúncias contra esses números e que os delegados das cidades onde elas foram feitas estão investigando os casos.

Ao retornar ligação, usuário pagaria preço abusivo por minuto de chamada


Fique esperto com as ligações que você recebe não deixe a curiosidade falar mais alto.


Relatos no Facebook
“Pediram nome completo e data de nascimento, e depois perguntaram se queria fazer um pacto!”
“Estão ligando pra vários números de Minas Gerais. Conheço várias pessoas que receberam a ligação, mas ninguém atendeu, pois já havia visto as recomendações no Facebook.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário